quarta-feira, 24 de julho de 2013

Concurso para Ensino Religioso - Goianinha

Foi publicado o edital para a Prefeitura Municipal de Goianinha-RN e estão sendo oferecidas quatro vagas para professor de Ensino Religioso. Maiores informações podem ser encontradas no endereço: www.funvapi.com.br

Oportunidade de participação em Projeto de Ensino

A professora da rede Municipal de Natal Pâmella Batista está selecionando dois estudantes voluntários para atuar em Projeto de Ensino sobre Símbolos Religiosos a ser desenvolvido nas escolas Iapissara Aguiar (Panatis III) e Waldson Pinheiro(Vale Dourado). O projeto acontece em turmas do 8º Ano do Ensino Fundamental a partir da próxima semana e tem duração de 8 horas, com a carga horária desenvolvida em duas manhãs. A atividade será certificada e poderá ser integralizada como carga horária complementar. Os interessados poderão entrar em contato diretamente com a professora através do e-mail pamellamel17@yahoo.com.br ou pelo telefone que está disponível na secretaria do curso.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Renovação de acervo da Biblioteca Setorial de Ciências da Religião

Nos últimos meses o acervo da Biblioteca Setorial de Ciências da Religião vem sendo melhorado a partir de uma política de aquisição institucional e de doações. Quem circula periodicamente pelas estantes da biblioteca poderá perceber que as prateleiras vem ficando mais cheias com a chegada de novos livros quase que semanalmente. A melhoria do acervo é resultado da aquisição pela UERN de obras de referência indicadas pelos docentes que ministram disciplinas no curso, por uma substancial doação de títulos oriundos da biblioteca pessoal do prof. Willian Virgínio, por doações de publicações editadas com o apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (MEC) e, por último, das Edições do Senado Federal. Além dessas, a coordenação do curso em parceria com a Biblioteca Setorial de Natal vêm buscando articular doações de periódicos na área de Ciências da Religião, Ciências Humanas e Educação. Confira alguns do novos títulos:

- Coleção História da Vida Privada
- Coleção História das Crenças e das Idéias Religiosas (Mircea Eliade)
- Coleção História da África (8 Volumes - Unesco)
- Literatura Judaica, entre a bíblia e a mixná
- Diversidade cultural e mundialização
-Rastros do sagrado
- Antropologia e Horizontes do Sagrado
- Como usar teatro na sla de aula
- Como usar música na sala de aula
- As Ciências das Religiões
- Filosofia da Religião
- A conquista da América
- As etapas do pensamento sociológico
-A espiritualidade budista
- Constituintes da Ciência da Religião
-Didática Magana
- A República de Platão
- Como enfrentar a indisciplina na escola
- Deus - um guia para perplexos
- Antropologia da doença
- O espectro disciplinar da Ciência da Religião
- No limiar do mistério
- O futuro da religião
- História da Filosofia patrísitica
- Literatura brasileira
- A viagem de Théo
- Crer e interpretar
- O texto literário
- As filosofias do mundo
- Walter Benjamin
- O Corão
- Os monoteístas (Vol. I e II)
- A revolução Bakhtiniana
- Tudo, não, talvez
- O reino dos mestres: a tradição da jurema na umbanda nordestina
- Da minha folha: múltiplos olhares sobre as religiões afro brasileiras
- Numem (Revista de Ciências da Religião UFJF)

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Lançamento do livro "Da Transcêndência à Imanência"

Acontece hoje, 04 de julho de 2013, às 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Midway Mall, o lançamento do livro Da Transcêndência à Imanência: o Ensino Religioso no Rio Grande do Norte, de autoria da professora Josineide Silveira de Oliveira, docente do curso de Ciências da Religião-UERN.
O livro constitui uma importante referência para a história do Ensino Religioso no Rio Grande do Norte registrando uma trajetória que envolve diversas instituições e pessoas no que tange à implantação desse componente no ensino básico e na formação docente de nível superior.
A obra é o registro de uma história vivida com muita intensidade por aqueles que estiveram e continuam à frente do Ensino Religioso, mas que até então tinham suas experiências pouco documentadas.
Em virtude do lançamento as atividades do curso de Ciências da Religião previstas para hoje foram transferidas para a livraria de modo que toda a comunidade acadêmica possa prestigiar o evento, a obra e a autora.
 
 

terça-feira, 2 de julho de 2013

Aprovação de ex-alunas da graduação no mestrado da UFPB

Hoje foi publicado o resultado final da seleção para o mestrado em Ciência das Religiões da UFPB. Duas candidatas aprovadas são ex-alunas do curso de graduação e também da especialização em Ciências da Religião da UERN. As hoje professoras de Ensino Religioso do Munícipio de Natal, Sunamita Araújo Pereira e Hildamara Poliana Araújo de Oliveira, submeteram seus projetos de pesquisa, realizaram prova escrita e passaram pela entrevista alcançando sucesso em todas as etapas. Nessa seleção o mestrado da UFPB ofereceu 30 vagas e nossas alunas foram classificadas em 3º e 19º lugares. A aprovação das ex-alunas é motivo de orgulho para nosso curso e demonstra a qualidade da formação em nossas instituição. Esperamos que a exemplo de Sunamita e Hildamara outros egressos da UERN possam prosseguir sua formação trilhando a pós-graduação.