quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ciências da Religião em evidência

Como a intenção deste veículo virtual é publicizar questões de interesse para a formação em Ciências da Religião daremos início a partir de hoje à divulgação de canais institucionais que tratam de temáticas relacionadas ao nosso curso. Nossa intenção é aproximar o graduando das diversas fontes de pesquisa que estão disponíveis na rede, de modo que seja possível aprofundar conhecimentos e debates relacionados às mais diversas áreas que compõem o corpus das Ciências da Religião. Outra face dessa iniciativa é também a de proporcionar ao aluno o conhecimento acerca das diversas oportunidades e formas de publicação que estão disponíveis para produções em nossa área de conhecimento. Para acessar esses conteúdos vamos deixar registrados em nossa página alguns endereços de publicações e fontes de pesquisa. Basta então um clique e automaticamente o internauta será redirecionado para o endereço da fonte.
Numen: Revista de Estudos e Pesquisa da Religião é uma publicação acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPCIR) da UFJF. A proposta da revista Numen é ser um espaço para a divulgação de pesquisas relevantes para a compreensão da religião, com abertura para perspectivas diversas. Ela busca superação dos reducionismos simplistas na apreciação da religião, oferecendo oportunidade para contribuições oriundas de diversas áreas de conhecimento. Com isso, intenta promover o debate de idéias sobre o tema, possibilitando olhares complementares e críticas entre abordagens conflitantes. Evidentemente, Numen não se concebe como veículo de divulgação religiosa, mas sim de compartilhamento de estudos comprometidos com a abordagem necessária no âmbito de estudos de pós-graduação.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CONVITE À PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Desde o dia 05 de outubro está disponível nos portais do aluno e do professor a área que permite ao docente e discente participar do processo de avaliação institucional. É de extrema importância a adesão de ambos os segmentos ao processo, de modo que o quantitativo de participantes possa de fato espelhar uma visão coletiva das práticas de ensino que vem acontecendo em nosso curso. Até o momento a participação de alunos e professores na avaliação está aquem da estimativa mínima esperada e por isso o prazo para responder aos questionários foi prorrogado. Convidamos, assim, a comunidade acadêmica a participar deste processo uma vez que ainda há tempo. Para participar basta acessar o portal do aluno ou do professor, fornecer o número do usuário e a senha e responder os campos solicitados na área AVALIAÇÂO INSTITUCIONAL. É importante ressaltar que os dados serão contabilizados no banco de dados sem identificação do aluno.
Colabore! Sua participação é fundamental para o aperfeiçoamento de nosso curso!

Evento - A Presença Judaica no Nordeste Brasileiro

O evento “A Presença Judaïca no Nordeste Brasileiro” a ser realizado no dia 03/11 na UFRN irá apresentar resultados de pesquisas recentes sobre o marranismo, a Inquisição no Brasil e o “retorno” de descendentes de cristãos-novos para religião judaïca. De fato, o Nordeste do Brasil aparece como o principal cenário das recomposições religiosas e identitárias em torno da herança judaica que se situa entre memória e esquecimento. Dois especialistas da questão irão debater com antropólogos, historiadores e interessados: Nathan Wachtel e Anita Novinsky.
Americanista e precursor das aproximações entre história e antropologia, Nathan Wachtel produziu, ao longo dos anos, uma consistente produção bibliográfica que se impôs rapidamente como uma referência obrigatória sobre as questões relativas à Inquisição, memória e identidades coloniais na América do Sul. Anita Waingort Novinsky, diretora do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da Universidade de São Paulo, desenvolveu trabalhos pioneiros sobre a História Colonial e, especialmente sobre os processos oriundos do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição.
Inscrição com direito a certificado no www.sigaa.ufrn.br (extensão)
Mais informações:
Telefone/Ramal: (84)33422242
http://www.posgraduacao.ufrn.br//ppgas